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PESPECTIVAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DOS CURSOS DE BACHARELADO EM BIOQUÍMICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa tem como tema uma investigação sobre os saberes docentes numa visão da complexidade como subsídios para formação de professores. O problema que orienta a investigação: quais são as bases teóricas que caracterizam a concepção pedagógica dos professores que atuam nos cursos de bacharelado em Bioquímica e a indicação de possíveis subsídios para o pensamento complexo no ensino de bioquímica. como os saberes docentes? A investigação encontra-se relacionada com a linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na formação de professores e com as pesquisas do grupo Paradigmas educacionais e formação de professores (PEFOP) do programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. – OBJETIVOS: a) Analisar sob a ótica dos professores como o paradigma da complexidade se apresenta na área de bioquímica e as possíveis aplicações no ensino de bioquímica; b) Pesquisar as concepções dos docentes que caracterizam o ensino da bioquímica; c) Averiguar o posicionamento dos professores que atuam no bacharelado de Bioquímica sobre os paradigmas inovadores na formação dos profissionais. – MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista episódica (FLICK, 2008) aberta, ainda as entrevistas foram elaboradas de modo a caracterizar as concepções pedagógicas acolhidas no ensino da bioquímica. O tratamento e a interpretação dos dados foram realizados utilizando a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). – RESULTADOS: A análise dos resultados revelou que os professores de bioquímica ainda apresentam práticas alicerçadas no saber docente disciplinar e elementos de práticas pedagógicas conservadoras. Os saberes das ciências pedagógicas permanecem deixados de lado em cursos de bacharelado. Ainda, observou-se que os professores não tiveram contato com o paradigma da complexidade, no entanto há traços tímidos da concepção de uma educação inovadora. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os fundamentos epistemológicos da complexidade vêm se apresentando como caminho de mudança paradigmática em todas as áreas de conhecimento, daí a necessidade de esboçar um panorama sob as concepções pedagógicas de professores universitários. Espera-se que a pesquisa realizada por tessituras com os autores e professores incitem novos questionamentos e fomentem uma dinâmica complexa na direção de novos saberes que possam subsidiar a ação docentes de professores universitários e de outros níveis de ensino.

PALAVRAS-CHAVE:

paradigma da complexidade; ensino de bioquímica; pprática pedagógica; ensino Superior.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O2.12) PIC EaD – CCOMP, EF, DIRH, ADM, EDU, LETR : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR no programa PIC EaD
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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