Logo PUCPR

ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Evidências indicam que a prevalência de crianças e adolescentes que não atendem as recomendações de Atividade Física de intensidade moderada a vigorosa (AFMV) são altas. Portanto, identificar correlatos e determinantes que influenciam a atividade física nesse público etário é de extrema importância para o planejamento de ações que visem a aquisição e a manutenção de estilos de vida fisicamente ativos. – OBJETIVOS: A presente pesquisa buscou sumarizar os estudos originais nacionais sobre os correlatos e determinantes motivacionais da atividade física de crianças e adolescentes. – MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de revisão de escopo, ao qual realizou uma busca dos artigos nas bases de dados Academic Search Premier, Lilacs, Medline, PsychInfo, Scielo, Web of Science e SportDiscus. Foram incluídos artigos com foco em crianças e adolescentes brasileiros, que abordassem os correlatos e determinantes da atividade física. – RESULTADOS: Dos 12.978 artigos inicialmente identificados 145 foram considerados elegíveis para o presente estudo. No entanto, apenas 71 desses artigos foram contemplados na síntese dos resultados em virtude de um processo de amostragem realizado. A expressa maioria dos artigos incluídos apresentam delineamento transversal (98,6%), com a maioria ocorrendo na Região Sul do país. Quanto a faixa-etária a maioria (88,7%) é composta por adolescentes entre 12 a 17 anos. Os domínios de influência da atividade física para o grupo etário investigado foram mais observados nos determinantes individuais e ambientais. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante das lacunas identificadas, recomendam-se estudos com delineamentos robustos que incluam mais regiões do país, com foco em pré-escolares e em crianças entre 5 a 10 anos e que investiguem correlatos de domínios político também.

PALAVRAS-CHAVE:

atividade física; correlatos e determinantes.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O2.12) PIC EaD – CCOMP, EF, DIRH, ADM, EDU, LETR : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR no programa PIC EaD
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email