INTRODUÇÃO: Corroborando com o pensador Perrenoud (1999) que afirma que a escola possui conhecimentos acumulados e não estimula os alunos a treinarem para utilizá-los em situações concretas este projeto faz parte da iniciativa do Projeto CONNECT em incitar e disseminar o conhecimento da ciência com participação de toda a comunidade seguindo o processo RRI. – OBJETIVOS: Esse trabalho objetiva Integrar a cultura digital à educação por meio dos Recursos Educacionais Abertos com a aplicação de Realidade Aumentada e a metodologia de gamificação. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi necessário dividir o trabalho em duas etapas, sendo a primeira uma extensa investigação descritiva exploratória com abordagem qualitativa por pesquisa bibliográfica onde realizou-se o levantamento do estado da arte. A busca feita em bancos de dados e repositórios se deu a partir da necessidade de se apresentar a metodologia da gamificação e os conceitos de Realidade Aumentada em contexto educacional próximo da atualidade com linguagem acessível para não especialistas. Na segunda fase executou-se a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na fase anterior seguindo a metodologia de projetos de design, essa metodologia possui duas fases, a de ideação e a de realização e seis etapas de desenvolvimento, são elas diagnóstico, repertório, síntese a abstração, planejamento de ações, representação projetual e finalização, cada etapa ajuda a sistematizar o processo para refinar a proposta a fim de alcançar o melhor resultado centrado no público-alvo. Essa metodologia é muito flexível e foi adaptada para o desenvolvimento dos materiais gráficos seguindo as exigências do CONNECT e a proposta da pesquisa aqui presente. As exigências do CONNECT estipularam quais seriam os REAs produzidos e a estética aplicada. Assim definiu-se que a produção prática da pesquisa seria um curso MOOC CONNECT que se tratar de um trabalho feito em conjunto com o grupo de pesquisa PRAPETEC. As etapas iniciais que utilizaram a metodologia de design foram resolvidas em conjunto com grupo de pesquisa PRAPETEC e os responsáveis pelo projeto CONNECT. O trabalho de desenvolvimento do MOOC CONNECT foi fragmentado para que todos do grupo de pesquisa PRAPETEC pudessem colaborar. As fases de planejamento, representação e finalização foram executadas de forma individual seguindo somente as orientações da professora responsável. – RESULTADOS: A parte que cabe a esse trabalho foi adaptada para encaixar nas aspirações do curso e da pesquisa vigente. Entendeu-se assim que os Recursos Educacionais Abertos produzidos seriam a aplicação da gamificação com infográficos de competências, trilhas ilustradas e documentos do curso MOOC. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse material foi direcionado aos professores e à experiência com Realidade Aumentada se consistiu em Recursos Educacionais Abertos direcionado aos alunos.