Logo PUCPR

A PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO EMERGENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE APPS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

RESUMO

INTRODUÇÃO: O mercado de dispositivos móveis está crescendo a cada ano, criando uma forte demanda por uma formação sólida de desenvolvedores de aplicativos (conhecidos por Apps). A formação sólida que se exige por parte do mercado engloba aspectos técnicos (codificação de aplicativos, design de software, entre outros), também conhecidos como hard skills, e aspectos comportamentais (colaboração, comunicação, trabalho em equipe, entre outros), conhecidos como soft skills. Uma formação com tal envergadura impõe um desafio sem precedentes para as instituições de ensino, em especial durante a pandemia do COVID-19. – OBJETIVOS: Compreender a relevância da prática reflexiva no ensino e aprendizagem de desenvolvimento de APPs em um ateliê de software operando em forma remota emergencial. – MATERIAIS E MÉTODO: O método usado nesta pesquisa foi o estudo de caso, apoiado por entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes, em dois ciclos. Todos os estudantes envolvidos no estudo realizaram todas as atividades propostas no ateliê, começando suas atividades no ano de 2021, no modelo remoto, e seguindo no ano de 2022 no modelo presencial. Os dados coletados foram analisados por meio das codificações aberta e axial derivadas da Grounded Theory, utilizando a ferramenta de apoio à análise Atlas.ti. – RESULTADOS: Os resultados dos dois ciclos de pesquisa indicam que a prática reflexiva, utilizada em todas as suas dimensões em um ateliê de software no qual se utiliza o Challenge Based Learning, impacta positivamente no aprendizado de competências técnicas (hard skills) tais como programação em SWIFT, padrões de projeto e arquitetura de software, e competências comportamentais (soft skills) como storytelling, comunicação e colaboração, independentemente do modelo em que o Ateliê de software se encontre. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática reflexiva mostra-se como um dispositivo de alta importância no desenvolvimento técnico e comportamental dos estudantes, cujas habilidades hão de ser postas a prova em um mercado com demandas cada vez mais exigentes quanto a formação dos seus profissionais.

PALAVRAS-CHAVE:

prática reflexiva; challenge based learning; desenvolvimento remoto de apps; ensino de engenharia de software; eteliê de software.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O1.3) PIBIC – Ciências Exatas: CCOMP, ECOMP, EMEC, EBIO : 25/10 – 10h30 – 12h30 – Auditório – Carlos da Costa
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email