Logo PUCPR

O IMPACTO DO PROJETO GRANDE CARAJÁS NA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA

RESUMO

INTRODUÇÃO: O programa Grande Carajás (PGC) oficialmente lançado em 1982, tinha como objetivo realizar a exploração integrada nos recursos da província mineral Carajás, considerando a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita (alumínio), manganês, niquel, cobre e minérios raros. Ao invés do desenvolvimento, o projeto grande Carajás gerou concentração de terras, a violência e a miséria no campo, o inchaço urbano e maior concentração de renda. De acordo com Verena Glass, entre os povos indígenas afetados, estão as etnias Aikewara, Atikum, Xikrin, Awá-Guajá, kaapor, Gavião parkatejê, Kyikatejê, e Akrãtikatejê, além de índios em isolamento voluntário no Pará e Maranhão, que sofrem os impactos das atividades de mineração na macrorregião de atuação do vale, palco de intermináveis ações por reparação de danos. – OBJETIVOS: O objetivo principal deste projeto é a análise dos impactos havidos sobre os povos tradicionais das regiões do Maranhão e Pará pelo Projeto Grande Carajás, especialmente na Terra Indígena Mãe Maria. São objetivos secundários entender o Projeto Grande Carajás e os povos tradicionais impactados. – MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas fontes secundárias, de forma que este projeto é baseado inteiramente na revisão de literatura sobre o tema e em sites como wikipedia, Mapas de conflitos socioambientais e sites. – RESULTADOS: Os objetivos desse programa seria de desenvolver o crescimento industrial industrial da região, a partir da exploração mineral ocupar espaços vazios, substituir a economia tradicional camponesa e indígena por uma economia de mercado, que fosse capaz de gerar riqueza, emprego e renda para a região, mas causou sérios danos a essas populações. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Programa causou danos à Terra Indígena Mãe Maria.

PALAVRAS-CHAVE:

Programa Grande Carajás; povos tradicionais; terra indígena Mãe Maria; impactos socioambientais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Ir para o vídeo

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Professor Cleto, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Carla de Morais Ribeiro.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email