Logo PUCPR

LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO SOBRE CONSUMER EXPERIENCE

RESUMO

INTRODUÇÃO: A relevância de se buscar uma compreensão sobre os grandes temas de pesquisa nacional é identificar como a academia tem respondido às demandas de pesquisa nas áreas digitais. Novos temas e desafios surgem no marketing exigindo agilidade na tomada de decisão. – OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo investigar como a produção cientifica sobre o marketing digital tem evoluído no Brasil. O artigo também busca explicitar e analisar os principais métodos, temas, estratégias e ferramentas utilizadas nos artigos pesquisados. – MATERIAIS E MÉTODO: Essa pesquisa emprega uma abordagem Quantitativa-Descritiva por meio de um levantamento bibliométrico. Dessa maneira, foi realizado uma pré-leitura, seleção dos artigos e classificação em uma tabela Excel. A base de dados utilizada foi o EMA e ENAPAD, do ano de 2021, totalizando 37 artigos elencados. Estes são os dois principais congressos da área de Administração e Marketing no Brasil. – RESULTADOS: Os resultados apontam que as principais técnicas de pesquisa empregados foram survey, entrevistas e netnografia, respectivamente. Os temas de pesquisa mais frequentes foram compras online, tendência do consumo online, mídias sociais, sharing economy, ads e marketplace. Ao analisar os dados, percebe-se que o volume das produções nacionais tem aumentado. Em 2020, houve um aumento da procura por consumo digital, muito motivada pela pandemia. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que as produções acadêmicas vêm acompanhando as necessidades e desenvolvimento da tecnologia. Futuras pesquisas poderão contribuir realizando o mesmo estudo em uma base maior de tempo e de dados, bem como analisar o desenvolvimento do consumo digital em contexto internacional, pesquisando os principais temas abordados e tendências mundiais para a área.

PALAVRAS-CHAVE:

marketing digital; consumo digital; tendências digitais; mídia digital; marketing digital no Brasil.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Ir para o vídeo

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email