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O ACOMPANHAMENTO DAS ETAPAS DE UMA PESQUISA NO CONTEXTO DA PSICOLOGIA ESPORTIVA

RESUMO

INTRODUÇÃO: A autofala no contexto esportivo tem apresentado efeitos sobre o desempenho de atletas de alto rendimento. Entretanto pouco se sabe sobre a generalidade dessa relação ao contexto de lutas. – OBJETIVOS: A pesquisa teve como intuito compreender melhor os efeitos da autofala em atletas de taekwondo. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tal foram feitos testes em coletes eletrônicos em dois participantes, que foram instruídos a chutar o máximo de vezes que conseguissem, primeiramente sem a técnica da autofala e depois com ela. Foram realizados 6 dias de coletas, que deviam simular uma luta de taekwondo, tanto em tempo como em formato. Para a escolha da autofala de cada lutador foi feita uma conversa com eles e então aplicada a fase da pesquisa onde eles deveriam utilizá-la. – RESULTADOS: Os resultados encontrados foram que a autofala aumentou o rendimento de ambos os atletas, sendo que P1 aumentou em 25 chutes seu rendimento e P2 em 49, além de a técnica ter permitido que ambos entregassem o máximo de sí desde o começo das lutas. Isso se deu pois, apesar de terem pontuações maiores como total, no último round apresentaram um desempenho menor, comparado com a linha de base. Outros dados importantes encontrados sobre a autofala em lutas foi que ela deve ser adequada às necessidades especificas do atleta, se mostrou mais eficaz quando usada segundo a necessidade (não continuamente) e que palavras menores foram melhores para os atletas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se verificar que a relação entre autofala e melhora no desmepenho de atletas de alto rendimento em lutas existe apenas sob certas condições, a saber, tipo de autofala e autofalas que não interfiram na condição cardiorespiratória do atleta durante a atividade.

PALAVRAS-CHAVE:

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

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Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Claudecir Almeida da Silva.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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