Logo PUCPR

APRENDIZAGENS NO PROCESSO DE PESQUISAR: REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES CULTURAIS SOBRE MASCULINIDADES

RESUMO

INTRODUÇÃO: O relatório apresentado é parte de uma pesquisa que tem como intuito explicar o que são os tipos de masculinidade, qual sua importância na atualidade e para com a sociedade, assim como as consequências de não ser um tema no qual é depositada importância e como são abordados no contexto educacional. O tema principal deste projeto era mostrar como existe um possível desfalque sobre o tema dos “tipos de masculinidades” e como este dado afeta os adolescentes na escola. – OBJETIVOS: O objetivo central da pesquisa era realizar um estudo teórico contendo a análise materiais e referências metodológicas que tivessem trabalhos em escola sobre o tema. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizado o método qualitativo para melhor desenvolvimento do tema, buscando artigos, livros e materiais complementares – palestras, vídeos, etc. – para melhor discorrer sobre o assunto em questão e trazer maior esclarecimento sobre o assunto como um todo e levar a reflexão deste. – RESULTADOS: Foram encontrados 04 artigos que trabalhavam com o tema proposto, que se desenvolviam na escola com adolescentes e tinham o tema da masculinidade na intervenção. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, considera-se que o estudo demonstrou um número pequeno de trabalhos o que revela a necessidade de se desenvolver mais estudos como este na área. Além disso, os trabalhos encontrados reforçam a importância de trabalhar este tema com adolescentes da escola, visto ser o espaço onde se aprende identidades de gênero.

PALAVRAS-CHAVE:

masculinidades; gênero; escolas; sociedade; estudo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O5.12) PIBIC Jr – PSICO, TEO (CFS – Teams) : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos da PUCPR
Estudante do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Claudecir Almeida da Silva.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email