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LITERATURA E LINGUAGEM COMO UMA ABORDAGEM NA PSICOTERAPIA

RESUMO

INTRODUÇÃO: A literatura e a psicanálise são temas muito discutidos dentro das teorias da literatura e de outros estudos. É a partir da percepção de aumento de casos de ansiedade devido ao isolamento social e agravados com a chegada da pandemia de COVIDe-19 que surge a pesquisa interdisciplinar que relaciona a literatura e psicanálise, como saber articulado. – OBJETIVOS: Os objetivos da pesquisa foram realizar um levantamento do estado da arte, para identificar as contribuições da literatura na psicoterapia, assim como os gêneros textuais utilizados e suas características gerais, que os caracterizam como recursos psicoterapêuticos. – MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada em livros, revistas eletrônicas, sites da CAPES, sites de revistas universitárias e científicas de QUALIS B2 ou superior. Foram selecionados textos a partir dos resumos, para posterior leitura na íntegra dos artigos e capítulos de livros que se mostraram relevantes para a coleta de dados. Foram incluídos na pesquisa apenas os textos que abordavam a literatura enquanto recurso terapêutico, à exclusão daqueles voltados à análise literária à luz da psicoterapia, por não ser esse o foco da pesquisa. A partir dessa leitura foram realizadas análises comparativas entre as aplicações da literatura na psicoterapia pelos diferentes autores. Essa comparação foi realizada por tópicos abordados por mais de um autor nos quais foram identificadas tanto as ideias convergentes quanto as divergentes. – RESULTADOS: Nesse processo de leitura e análise, despontou o trabalho com a biblioterapia, que possibilitou a verificação dos gêneros textuais trabalhados em diversas terapias, bem como as características relevantes, presentes em cada gênero selecionado e a influência que a leitura desses gêneros exerce no leitor/paciente. Entre os gêneros citados pelos autores, os selecionados para análise foram o conto de fadas, conto e romance. A escolha se deu em função da extensão do texto e/ou características linguístico-textuais. A partir da seleção das características dos gêneros, foi realizada uma análise comparativa entre essas características e as ideias apresentadas pelos autores estudados na pesquisa. Nessa análise foi levada em consideração a experiência dos leitores e apontados os pontos positivos e negativos da leitura na prática terapêutica. Além disso, foi levantada a questão da importância da leitura e do conhecimento profundo da obra utilizada pelo terapeuta, para a assertividade e eficácia do tratamento. A partir de alguns clássicos literários como “Os miseráveis” e “João e Maria” para analisar a aplicação dos gêneros textuais na prática terapêutica, foi possível perceber como algumas obras literárias podem influenciar em atitudes, escolhas e sentimentos dos pacientes/leitores. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Finalmente, entende-se que a pesquisa alcançou os objetivos estabelecidos, permitindo identificar a viabilidade da adoção da biblioterapia, frisando a importância da disponibilidade do profissional de realizar o aprofundamento necessário nessa área para uma prática assertiva.

PALAVRAS-CHAVE:

literatura; psicoterapia; biblioterapia; gêneros textuais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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