Logo PUCPR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO DIGITAL NO PERÍODO DE PANDEMIA

RESUMO

INTRODUÇÃO: No período de pandemia, segundo Cunha (2020), os professores estão tendo que lidar com o apoio das tecnologias nas aulas remotas nos diferentes níveis de ensino, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Devido à pouca familiaridade de alguns docentes com as tecnologias, ocorrem em sua maioria dificuldades nas práticas pedagógicas, em especial, na relação aluno-professor-conteúdo em sala de aula remota ou online. Os ambientes de aprendizagem no período de pandemia, segundo Moreira et al (2020 p.36), os professores devem estar atentos a “Promover no estudante um papel ativo; ajudar o aluno a elaborar o seu próprio conhecimento a partir da interação com o professor, os colegas e recursos; estimular a aprendizagem autônoma [.]”. Diante deste contexto, por solicitação da equipe pedagógica da escola, organizou-se um programa de formação continuada aos professores com vistas à Educação Digital. – OBJETIVOS: Avaliar as expectativas docentes antes do início do programa de formação continuada sobre Educação Digital desenvolvido com professores de uma escola estadual modelo EJA no contexto da pandemia. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa qualitativa desenvolvida utilizou um questionário online para professores de uma escola estadual do modelo EJA. – RESULTADOS: Os resultados indicaram que uma parcela significativa dos professores, no momento da pandemia e das aulas remotas, tinha pouca familiaridade com uso de dispositivos como notebooks e similares, bem como acesso às redes sociais e plataformas educacionais, dificultando desempenhar um bom trabalho na prática docente. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Se faz importante destacar que o fato das formações continuadas, em geral, ofertadas pela instituição de ensino EJA pesquisada durante a pandemia, envolveram somente questões técnicas, sem propostas mais abrangentes sobre as plataformas que foram indicadas para serem utilizadas durante o ensino remoto.

PALAVRAS-CHAVE:

formação continuada; avaliação; CEEBJA; professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Protasio de Carvalho, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Alexandre Bezerra.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email