INTRODUÇÃO: Essa pesquisa de iniciação científica integra o projeto Universidade e Educação Básica: Formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura pela sistematização coletiva do conhecimento vinculado do grupo de pesquisa Práxis educativa: Dimensões e Processos, do PPGE da PUCPR. Buscam a interlocução entre os cursos de formação de professores, a escola básica e o atendimento à diversidade de sujeitos e contextos em tempo de Pandemia COVIDe-19. Tem como objeto de estudo Tendo como as iniciativas dos professores – didática prática para realizar o ensino remoto. – OBJETIVOS: Levantar e sistematizar a didática prática desenvolvida pelos professores de educação infantil na modalidade remota, em decorrência do isolamento imposto pela pandemia do COVID-19. – MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de abordagem qualitativa realizada em duas escolas de educação básica: uma no município de Maracanã- Algodoal – PA e outra no município de Curitiba – PR., Como instrumento de pesquisa foram utilizados observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, (i) levantamentos on line de estudos sobre o ensino na modalidade remota tendo como descritores “prática didática”, “didática na educação infantil” e “prática pedagógica durante a COVID-19”; (ii) definição do campo de pesquisa buscando escolas públicas e particulares; (iii) realização de observação nas escolas campo da pesquisa; (iv) realização de entrevistas semiestruturadas com professores das turmas observadas e com a direção das escolas; (v) sistematização e análise dos resultados coletados. – RESULTADOS: O estudo mostrou que : (i) Diante das dificuldade com o ensino remoto, os professores criaram materiais pedagógicos utilizando recursos tecnológicos e materiais recicláveis; (ii) aplicaram diferentes formas de ensinar produzindo uma didática prática em suas aulas, durante o distanciamento social. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse estudo possibilitou levantar e sistematizar a didática prática desenvolvida pelos professores de educação infantil na modalidade remota como também registrar as dificuldades encontradas pelos professores da educação infantil durante e após o período de pandemia. Ademais, a experiência de pesquisa, nesse momento histórico, trouxe o desafio de realizar de forma remota pesquisas que até então eram realizadas na modalidade presencial em contato direto com a escola. Muitos desafios, muitos aprendizados. E o desejo de prosseguir pesquisando a didática prática dos professores no período pós-pandêmico.