INTRODUÇÃO: O ser adulto na atualidade configura-se de maneira diferente às gerações anteriores, são muitas possibilidades de exploração durante o período conceituado como adultez emergente, especialmente com a entrada na universidade. – OBJETIVOS: O Objetivo da pesquisa foi Identificar o comportamento de estudantes na adultez emergente em aspectos relacionados ao tema “Depressão, Ansiedade e Estresse em Universitários”. – MATERIAIS E MÉTODO: Participaram desse estudo estudantes universitários de todos os gênerenos, de idade entre 17 a 46 anos e que aceitaram, com a assinatura do TCLE, responder aos questionários Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse -DASS-21(VIGNOLA; TCUCCI, 2014), bem como o Teste para avaliar otimismo Life Orientation Test (LOT) ambos respondidos através do Google Forms. – RESULTADOS: Os principais resultados indicaram que os estudantes ingressos atualmente na universidade possuem características diferentes das gerações anteriores com relação à vida adulta, a constituição de uma família é cada vez mais adiada, dando lugar à busca por maior qualificação para consolidar uma carreira profissional de sucesso. Outro aspecto importante aponta para uma maior liberdade de exploração e busca da formação da própria identidade, por isso as possibilidades de escolha no contexto das sociedades ocidentais altamente industrializadas são maiores, gerando indecisão. Dos 107 participantes da pesquisa, 29% tiveram dificuldades em tomar alguma iniciativa, especialmente diante de tantas escolhas possíveis. Os resultados indicaram também que cerca de 30% dos estudantes pode apresentar comportamentos relacionados à ansiedade, depressão e estresse, sendo que a própria universidade é percebida como um fator de risco para o desenvolvimento para esses sintomas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se também a prevalência dos estudos de aspectos negativos do ser humano, contudo, a partir dos resultados constatou-se também a importância de se ampliar o olhar para o estudo dos aspectos positivos do ser humano, como aponta a Psicologia Positiva.