INTRODUÇÃO: A preceptoria no contexto de ensino clínico se demonstrou como uma estratégia extremamente efetiva, já que possibilita a individualização da educação, além de permitir que o estudante relacione os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade da prática médica. Muitas serviços, ainda, mantém o formato tradicional de ensino, em que o professor é o detentor do conhecimento, enquanto o estudante é apenas um observador passivo. Necessita-se de ferramentas para avaliar o desempenho dos professores nos ambientes práticos, proporcionando feedback para os docentes sobre suas técnicas de ensino. O Maastricht Clinical Teaching Questionnaire (MCTQ), criado em 2008, na Holanda, tendo como fundamentação teórica o modelo de aprendizagem cognitiva. Relatamos aqui a experiência inicial com esta ferramenta para a avaliação do ensino de médicos residentes de diversos serviços e especialidades . – OBJETIVOS: Objetiva-se realizar uma avaliação inicial dos residentes em relação à preceptoria, utilizando-se o questionário MCTQ, baseabdo-se no modelo de aprendizagem cognitiva. – MATERIAIS E MÉTODO: Os dados acerca da qualidade de ensino dos diferentes professores estão sendo coletados a partir do MCTQ. Esse questionário é composto por 15 critérios de avaliação, baseados nos cinco domínios já expostos anteriormente (modelagem, treinamento, articulação, exploração e clima geral de aprendizagem). Os critérios de inclusão são: médicos que consentiram participar do estudo e que estejam cursando residência para qualquer tipo de especialidade ou área de atuação, durante o período da pesquisa.A participação no estudo é voluntária e o preenchimento do questionário é individual. Os residentes foram instruídos a completar os questionários anonimamente, avaliando os preceptores que tiverem contato. – RESULTADOS: A análise estatística apresentada a seguir foi realizada com base nos dados de 27 participantes que responderam às perguntas do questionário, no período entre outubro de 2021 e julho de 2022. A maior parte dos médicos estava realizando residência em área cirúrgica (37%) ou clínica (25,9%). A maioria dos participantes do estudo iniciou a residência em 2021, representando 63% da amostra. Em relação aos hospitais em que os participantes estavam realizando a residência, a maior parte estava localizada em Curitiba, representando (81,5%). Em relação ao preceptor fornecer feedback útil durante ou após observação direta dos atendimentos do residente, as respostas encontradas foram: 48,1% concordaram completamente, 33,3% concordaram parcialmente e 18,5% nem concordaram nem discordaram da afirmação. Quando questionados sobre o preceptor encorajar o residente a buscar e atingir seus objetivos de aprendizagem, 11,1% concordaram completamente, 37% concordaram parcialmente, 22,2% nem concordaram nem discordaram, 18,5% discordaram parcialmente e 11,1% discordaram completamente. Em relação ao preceptor criar um ambiente de aprendizagem seguro (interativo, estimulante e confortável), 37% concordaram completamente, 22,2% concordaram parcialmente, 33,3% nem concordaram nem discordaram e 7,4% discordaram parcialmente. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ensino clínico ministrado pelos é visto de uma forma bastante positiva pelos residentes, apesar de ainda haver bastante espaço para melhorias, especialmente nos domínios de treinamento, articulação e exploração. Além de se levantar a hipótese de pesquisar no cenário nacional o ensino médico, por meio dessa ferramenta.