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INCREMENTOS NO TEOR DE FÓSFORO NO SOLO EM DIFERENTES MODOS DE APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FOSFATADO NA SOJA

RESUMO

INTRODUÇÃO: O fosforo (P) é um dos principais nutrientes para o desenvolvimento da soja, considerado como um macronutriente primário e a sua carência na planta acarreta perdas quantitativas e qualitativas de forma expressiva, por isso, o manejo correto da adubação fosfatada é fundamental para altas produtividades de soja. – OBJETIVOS: Este trabalho teve como objetivo avaliar o incremento sobre os teores de P em diferentes profundidades em função dos modos de aplicação do fertilizante fosfatado na cultura da soja cultivada em Latossolo Vermelho Distroférrico típico de Toledo, PR. – MATERIAIS E MÉTODO: O delineamento experimental adotado inteiramente ao acaso, com os tratamentos constituídos pelas formas de aplicação do fertilizante fosfatado, tratamento 1: 0% na base e 0% a lanço; tratamento 2:50% na base e 0% a lanço; tratamento 3: 100% na base e 0% a lanço; tratamento 4: 0% na base e 50% a lanço; tratamento 5: 0% na base e 100% a lanço e tratamento 6: 50% na base e 50% a lanço, com seis repetições. As análises químicas foram realizadas após a colheita da soja nas profundidades de 0–5; 5-10; 10-15 e 15-20 cm. – RESULTADOS: O modo de aplicação do fertilizante fosfatado interferiu diretamente no pH, P, acidez trocável e acidez potencial nas quatro profundidades do solo avaliadas. A aplicação do fertilizante na base proporcionou maior equilíbrio de P nas profundidades avaliadas do solo. A aplicação do fertilizante a lanço apresentou maiores teores de acidez no solo principalmente nas profundidades de 5-20 cm. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização do fertilizante fosfatado no sulco de semeadura, apresentou os melhores resultados para o teor de P nas profundidades subsuperficiais do solo, menor nível de acidez e maior equilíbrio para os níveis de pH entre as profundidades estudadas.

PALAVRAS-CHAVE:

Glycine max L; análise de solo; manejo de adubação fosfatada; latossolo vermelho distroférrico; sistema plantio direto.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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