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O USO DO CBL COMO MÉTODO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO EMERGENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE APPS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

RESUMO

INTRODUÇÃO: Nos ambientes de aprendizagem, conhecidos como ateliês ou estúdios de software, os estudantes são apresentados a um problema (desafio), trabalham individualmente ou em grupo para resolvê-lo e submetem o trabalho a revisões críticas formais e informais. Pesquisas mostram que os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e pessoais (soft skills) nestes ambientes, favorecidos pelo uso do método Challenge Based Learning (CBL). No entanto, no ano de 2020, dados os desafios apresentados pela pandemia da COVID-19 e a necessidade do distanciamento social, as atividades dos ateliês de software foram migradas para o que ficou conhecido como ensino emergencial remoto. – OBJETIVOS: Compreender os efeitos do uso do CBL como método motivador no ensino e aprendizagem de desenvolvimento de APPs em um ateliê de software operando de forma remota emergencial. – MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa foi o estudo de caso, baseado em entrevistas semiestruturadas conduzidas com 13 participantes. Os dados coletados foram transcritos, codificados de forma inicial e axial e analisados utilizando a ferramenta Atlas.ti. – RESULTADOS: Os resultados apontam que, mesmo operando no modelo remoto emergencial, o CBL apresentou resultados relevantes, sob a perspectiva dos estudantes, orientando as etapas do desenvolvimento de trabalhos, promovendo a pesquisa e a resolução de problemas, apoiando no gerenciamento de tempo e promovendo o trabalho em equipe. Quando os estudantes comparam a experiência neste ambiente com as aulas nos seus respectivos cursos de graduação, nas diferentes universidades, ressaltam o quanto a motivação é diferente e o quanto a aprendizagem é maior e melhor neste ambiente. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que os resultados positivos obtidos com o uso do método CBL, operando no modelo remoto emergencial, ocorreram devido a alguns fatores, entre os quais, a eficácia do método, a garantia da manutenção dos princípios do CBL, as ferramentas adaptadas que possibilitaram a colaboração entre os participantes e a dedicação dos responsáveis pela organização das atividades.

PALAVRAS-CHAVE:

CBL; challenge-based-learning; ateliê de software; apple developer academy; ensino remoto emergencial.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.4.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.4) : 26/10 – 11h30 – 12h00 – Hall – Bloco Verde A13
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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