Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DA EFICACIA DA CICLOSPORINA NANOPARTICULARIZADA NO CONTROLE MEDICAMENTOSO DA DERMATITE ATÓPICA EM CÃES (CANIS FAMILIARIS).

RESUMO

INTRODUÇÃO: A dermatite atópica canina (DAC) é uma dermatopatia inflamatória, crônica e pruriginosa, geneticamente predisposta e de etiologia multifatorial. Sua fisiopatologia está relacionada a mutações genéticas que conduzem a distúrbios da função de barreira tegumentar, a defeitos na resposta imune antimicrobiana e a hiperreatividade cutânea a alérgenos ambientais, antígenos microbianos e trofoalérgenos. Seu controle é multimodal e envolve o uso regular de medicações associado, dietas restritivas, terapia tópica restauradora de barreira e imunoterapia alérgeno específica. Sabe-se que os nanomedicamentos trazem benefícios por promoverem uma maior absorção, maior concentração dos fármacos nos órgãos alvos, minimizam a frequência e dosagem dos medicamentos e consequente paraefeitos. – OBJETIVOS: Avaliar a eficácia e segurança da ciclosporina nanoparticularizada no tratamento da dermatite atópica em cães. – MATERIAIS E MÉTODO: Foram triados 10 cães com prurido crônico secundário à dermaite atópica os quais foram submetidos a administração oral de ciclosporina nanoparticularizada na forma de emulsão (5 mg/kg/vo/24h), inicialmente associado com prednisolona (0,5 mg/kg/vo/24h) que era descontinuada em 30 dias, e depois mantida como monoterapia. Todos os cães foram avaliados pela escala de prurido (pVAS) e lesional (CADESI-4) nos dias 0 (D0), 15 (D15), dia 30 (D30), dia 45 (D45) e dia 60 (D60). – RESULTADOS: Uma diminuição significativa das medianas dos 10 cães tratados com ciclosporina foi observado do pVAS (p<0,05) e do CADESI-04(p0,05) na mediana de pVAS no D15 quando comparado ao D60, e no CADESI de D30 ao D60, sem manifestar efeitos colaterais. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ciclosporina nanoparticularizada se mostrou uma terapia eficaz e segura para o controle a longo prazo do prurido e das lesões dos cães com dermatite atópica. Esta não apresenta eficácia imediata, devendo, ser associada ao corticoide no início do tratamento, porém, se mostrou eficaz em manter o controle lesional após sua suspensão, sem imputar paraefeitos ao cão.

PALAVRAS-CHAVE:

dermatite atópica; ciclosporina; nanomedicamentos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.3.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.3) : 26/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B19
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email