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INVESTIGAÇÃO DA METODOLOGIA STEM EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR

RESUMO

INTRODUÇÃO: O público que ingressa em cursos superiores nas áreas de STEM é observado como escasso e homogêneo, ocasionando a falta de profissionais e de diversidade de gênero. Desse modo, é evidente a necessidade de um meio que estimule os estudantes do ensino fundamental e médio a ingressarem em atividades relacionadas a STEM. – OBJETIVOS: Portanto, faz-se necessário investigar como a metodologia STEM influencia os estudantes do segmento K-12 na escolha da carreira profissional. Para tanto, pretende-se usar as metodologias de ensino Project-Based Learning (PjBL) e Hands-on-approach, promovendo o ensino por meio do conhecimento empírico e de soluções de problemas encontrados no mundo real. – MATERIAIS E MÉTODO: Este projeto usou a abordagem do CDIO (Conceive, Design, Implement & Operate) para a sua execução. – RESULTADOS: As duas primeiras etapas, de concepção e de design, foram concluídas com sucesso. Contudo, o projeto encontrou dificuldades nas etapas de implementação e de operação. Isto limitou o desenvolvimento do projeto, impactando nestas duas etapas e sugerindo que os trabalhos continuem em uma nova proposta deste projeto. Para contornar este problema, foi realizada uma pesquisa com professores do segmento K-12 para analisar a viabilidade, atratividade e valorização do projeto. Os resultados mostram que a proposta de uso da PjBL e Hands-on-approach pode tornar o ensino mais atrativo nas áreas englobadas por STEM. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente pesquisa buscou investigar a influência da metodologia STEM em estudantes do segmento K-12 para a escolha da carreira, bem como conceber um modelo de concepção e design do projeto, aplicar o modelo e avaliar os resultados obtidos. Tendo em vista que durante a etapa de implementação foram encontradas dificuldades que impediram a aplicação prática do projeto, os objetivos específicos III e IV, relacionados a aplicação do modelo e análise da viabilidade e consistência do modelo criado, não foram atingidos, bem como não foi possível investigar a fundo a influência prática que a metodologia exerce sobre os alunos. No entanto, a partir da etapa de concepção, design e pesquisa com os educadores do segmento K-12, foi possível cumprir com os objetivos específicos I e II, relacionados a concepção e projeto do modelo, bem como avaliar com os colaboradores das escolas qual seria a possível influência do projeto nos alunos. Assim, é possível afirmar que o estudo gerou resultados positivos em relação a fundamentação teórica do projeto e recomendações para futuros trabalhos que realizem a etapa de aplicação nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE:

STEM; project-based learning; hands-on-approach; atividade extracurricular; ensino fundamental e médio; educação em engenharia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.1.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.1) : 26/10 – 10h00 – 10h30 – Hall – Bloco Verde A15
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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