Logo PUCPR

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE “SER PROFESSOR DE QUÍMICA” PELAS DISSERTAÇÕES E TESES (2017-2020): UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE

RESUMO

INTRODUÇÃO: As Representações Sociais sobre Ser Professor pelas dissertações e teses (2017-2020): um estudo do tipo estado da arte, vincula-se ao projeto de pesquisa da orientadora Prof.ª Dr.a Romilda Teodora Ens, intitulado “Políticas de formação de professores: representações sociais sobre inserção, trabalho docente e profissionalização no espaço escolar”, aprovado pelo Parecer n.º 535.602/2014, do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR, o qual faz parte do Grupo de Pesquisa: “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais – POFORS”, do PPGE/PUCPR, integrado à rede de pesquisa do CIERS-ed e à Cátedra da Unesco, sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas (FCC) de São Paulo. – OBJETIVOS: Realizar um estudo do tipo Estado da Arte sobre “Ser Professor”, com base nas teses e dissertações disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2017 a 2020. – MATERIAIS E MÉTODO: O aporte metodológico utilizado para esse estudo é do tipo “Estado da Arte”, de abordagem qualitativa, exploratória e de análise documental. Para sistematização dos trabalhos, usamos como estratégia a análise de 35 de um total de 332 trabalhos de Teses e Dissertações publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que tinham aproximação com o tema estudado. As teses e dissertações que abordaram o tema “Representações Sociais sobre ser professor” foram sistematizadas em REDUCs e constituíram o corpus processado pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), o que permitiu análises de corpus textuais. A análise foi realizada com o apoio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e aporte Teórico da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003). – RESULTADOS: Os trabalhos foram desenvolvidos por 21 universidades, 19 públicas e duas privadas. Pelo processamento do corpus dos 35 trabalhos, pelo software IRAMUTEQ, este gerou a nuvem de palavras, que nos indicou como palavra de maior ocorrência “professor”, seguida das palavras “pesquisa” e “formador”, bem como “ensino”, “aluno”, “estudo”, aspecto que nos mostrou preocupação dos participantes e dos autores dessas pesquisas com a necessidade de investimento na formação dos professores e compreensão de seu papel formador. Pela técnica de Análise de Similitude, no grafo de árvore máxima, constatamos que esta confirmou a centralidade do “professor” dentre os elementos que lhe conferem a correlação com “formação”, “formador”, “pesquisa”, “aluno”, “estudo”, os quais definem a constituição da identidade do professor e estabelecem os saberes necessários sobre como o aluno desenvolve seu ciclo de aprendizagem. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As análises realizadas a partir dos 35 trabalhos, 15 Dissertações e 20 Teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2017 a 2020, referentes à representação social de ser professor, analisadas com o aporte teórico das Representações Sociais, demonstram que a formação inicial apresenta muitos desafios, uma vez que o futuro professor precisa desenvolver a prática de pensar sobre o seu papel como educador. O compartilhamento de informações contribui para esse processo, uma vez que promove uma reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas, seus saberes e a identidade do professor.

PALAVRAS-CHAVE:

representações sociais; ser professor; formação inicial.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde B10
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email