INTRODUÇÃO: A educação superior, além de favorecer o desenvolvimento humano integral e continuado, torna-se, cada vez mais, um requesito para a entrada no mercado de trabalho. Em um contexto em que as vagas disponíveis para o ingresso na educação superior estão concentradas, majoritariamente, na rede privada de ensino, se torna relevante voltar os olhares para os grupos menos privilegiados da sociedade brasileira e a jornada que esses indivíduos enfrentam para terem acesso e a possibilidade de permanência na educação superior, tomando como vertente específica as universidades públicas e gratuitas de ensino e o sistema de cotas nelas presentes. – OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo caracterizar a juventude brasileira, especialmente no que se refere ao acesso à educação, explorando o que diz a legislação sobre o acesso e permanência na educação superior por meio do sistema de cotas, e, investigar o estado atual da produção científica na área da educação sobre o tema, analisando os pontos mais discutidos e as implicações dessas políticas para a realidade dos estudantes. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão narrativa, realizada com a consulta de artigos científicos publicados nos portais CAPES e SCIELO, com elaboração de quadros que possibilitam um parâmetro em relação aos enfoques dados pelos diferentes estudos e análises dessas produções. Foram seguidos os seguintes passos: 1. Definição da questão de pesquisa para a realização da revisão; 2. Estabelecer os critérios de inclusão e exclusão dos artigos que se referem a: Critérios de inclusão: Idioma Português. Ter como objeto de estudo relacionado ao ProUni. Ser da área de conhecimento de educação. O documento necessita estar disponível em sua íntegra. Conter as palavras educação superior e ProUni. Identificar os seguintes itens: autores, ano da publicação, palavras-chave, objetivo, aspectos metodológicos. Critérios de exclusão: Duplicações. Idiomas diferentes do português. Publicações indisponíveis. Publicações sobre outro objeto de estudo. Não forem possíveis de identificar os seguintes itens: autores, ano da publicação, instituição, tipo, palavras-chave, objetivo, aspectos metodológicos 3. Estabelecer quais as informações são necessárias; 4. Busca dos artigos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e no Scientific Eletonic Library Online (SCIELO). – RESULTADOS: Os resultados revelam que a pesquisa e a reflexão científica em relação ao tema é bastante diversificada, abrangendo desde questões sociais, econômicas e culturais que influenciam o acesso à educação superior, as experiências de estudantes cotistas e não cotistas em relação ao sistema de cotas, a jornada dos estudantes cotistas, a possibilidade de permanência na universidade e a comparação do desempenho acadêmico dos estudantes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando todo o estudo realizado, se pode concluir que o sistema de cotas é uma política relevante para a inclusão de grupos sub representados no nível superior de ensino, pois demarca a possibilidade para estudantes egressos de escolas públicas e minorias uma forma mais equitativa de conquistar uma vaga em uma universidade pública, abrindo portas para uma formação de qualidade e significativa para o estudante, além de favorecer a quebra de ciclos de pobreza por meio de uma entrada mais qualificada para o mercado de trabalho.