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APRENDIZAGEM DO PROFESSOR ALFABETIZADOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA: O ESTADO DO CONHECIMENTO

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como foco a aprendizagem dos professores alfabetizadores em formação continuada, visto a necessidade de um olhar atento a esse tema e as atuais pesquisas na área, que contribuem para a formação de outros professores pesquisadores e ao campo educacional voltado para essa temática. O referencial teórico apoia-se nos estudos de Pimenta (2002), Libâneo (s/d), Freire (1990,1996), Nóvoa (1992) e Moraes (1996) abordando os principais conceitos que envolvem o professor alfabetizador e sua formação continuada, Enquanto docentes, sabemos da necessidade de tempo para estudar, pesquisar, planejar e principalmente aprofundar-se em questões que dizem respeito a nossa prática e a possíveis avanços da mesma. Ao trazer essas questões é possível visualizar a necessidade de estarmos a par do que vem sendo estudado todos os anos por diversos pesquisadores, estudiosos e profissionais da área. – OBJETIVOS: O presente relatório de trabalho tem por objetivo destacar a relevância da aprendizagem do professor alfabetizador em processo de formação continuada por meio do estado do conhecimento. Os objetivos específicos são: • Estabelecer descritores e critérios para a delimitação da pesquisa; • Delimitar as Bases de Dados mais adequadas para o tema da aprendizagem do professor alfabetizador; • Elaborar um quadro roteiro para a organização das informações retiradas das bases de dados num período de cinco anos. . – MATERIAIS E MÉTODO: Dadas as características do objeto e os objetivos desse estudo, optou-se pela metodologia de estado do conhecimento, partindo de uma análise feita nos principais portais: CAPES, BDTD, ERIC, SCIELO e Educ@, com recorte temporal dos últimos cinco (5) anos. – RESULTADOS: A análise revelou uma quantidade razoável de estudos sobre o tema nas plataformas da CAPES e da BDTD, entretanto, evidenciou-se um maior foco para os programas de formação continuada e a efetividade deles, do que para a aprendizagem desses professores. Sendo assim, considerando as produções atuais, observou-se a existência de uma lacuna importante a ser pesquisada – a aprendizagem docente. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Já se sabe que existem alguns programas e recursos de formação continuada voltados para a alfabetização, mas a eficácia revela-se a partir de bons resultados, das ações pedagógica dos docentes, de uma boa estrutura e incentivo governamental.

PALAVRAS-CHAVE:

professor alfabetizador; aprendizagem; formação continuada; estado do conhecimento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.3.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.3) : 25/10 – 16h00 – 16h30 – Hall – Bloco Verde B08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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