INTRODUÇÃO: Além da relevância da temática ambiental, a Educação Infantil merece uma atenção especial como um nível da educação Básica que consiste na fase fundamental na formação dos valores que fundamentarão as atitudes e comportamentos desses sujeitos quando adultos. Cada vez mais, as famílias têm necessitado e optado por buscar Centros de Educação Infantil para que seus filhos tenham a oportunidade de receber um atendimento educativo de qualidade. Esta realidade aumenta a responsabilidade de formar docentes capacitados para atuar em diferentes dimensões do processo educativo institucional, em especial, na dimensão ambiental, destaque especial como objeto de pesquisa neste projeto. – OBJETIVOS: Este artigo objetiva caracterizar as práticas docentes de Educação Ambiental em práticas na Educação Infantil, a partir da perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade, após o período de pandemia ocasionado pela COVID-19. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa realizada foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa, as observações do cotidiano e das vivências realizadas em duas turmas de Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Curitiba, Paraná.Para análise dos dados, optou-se por realizar uma análise temática, baseada na perspectiva de Minayo (2014), que identificou cinco categorias presentes na Educação Ambiental: Dimensão Política, Dimensão Cognitiva, Dimensão Relacional, Dimensão Criativa e Estética e a Dimensão ligada ao Espaço Físico. – RESULTADOS: Constatou-se que entre as práticas docentes, foram encontradas poucas ações que fossem significativas para as crianças, possibilitando que elas entendessem e se sentissem incluídas no meio em que estão inseridas cotidianamente, o ambiente da escola. Além disso, não foram encontradas práticas que permitiram que as crianças entendessem os problemas, principalmente ambientais, do espaço escolar e menos ainda, dos problemas presentes no ambiente mundial, como a pandemia do vírus da COVID-19, que afetou a todos. Dessa forma, se tornou inviável que as crianças refletissem sobre a problemática ambiental e buscassem soluções, seja de forma coletiva ou individual. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entendeu-se, ao analisar e concluir os dados encontrados na pesquisa, que se faz necessário que as práticas docentes na Educação Infantil sejam contextualizadas de forma significativa, tanto para as crianças quanto para os professores, permitindo que se tornem sujeitos dispostos, interessados e ativos em buscar soluções para os problemas, mas também em instituir a ética, a cidadania, a criticidade para a formação de uma sociedade mais sustentável. O ensino de forma crítica e reflexiva deve ser estabelecido desde a educação formal dos pequenos, trazendo ganhos que serão levados por toda a vida adulta.