INTRODUÇÃO: Trata-se da pesquisa sobre a história de vida de professores da rede pública de educação paranaense e suas experiências durante a pandemia da COVIDe-19. – OBJETIVOS: Essa pesquisa tem por objetivos conhecer as histórias de vida de professores, descobrir as motivações que levaram os docentes a escolherem o magistério e a forma como enfrentaram as mudanças provocadas pelo novo coronavírus. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o desenvolvimento da pesquisa, em um primeiro momento foi utilizado da pesquisa bibliográfica, para embasamento e aprofundamento em temas relacionados ao projeto. Em um segundo momento, realizou-se a pesquisa de campo, quando foram realizadas entrevistas presencialmente com os professores escolhidos. Após os dados serem coletados, foram eles catalogados e analisados. Alguns autores que auxiliaram na realização da pesquisa foram Nóvoa (1992) e Bardin (2011), entre outros. – RESULTADOS: Do subtema “Histórias de vida” foi retirada a categoria “Razão para escolher a docência como profissão”, e essa categoria foi dividida em quatro subcategorias (motivações de cunho pessoal, político, social e econômico). Assim foram identificadas motivações e incidências nas histórias dos professores pesquisados que os levaram à escolha do magistério. Do subtema “Pandemia de COVID-19” foi retirada a categoria “Trabalho remoto na pandemia”, da qual foram retiradas sete subcategorias (convivência familiar, preparo e desenvolvimento das aulas, interação com os alunos, bem-estar físico e mental, emprego da tecnologia, lição que se pode tirar da pandemia e expectativas com o ambiente pós-pandêmico). Dessa forma, foi possível analisar de uma forma mais profunda como a experiência impactou a vida dos professores e descobrir a opinião dos docentes sobre questões relacionadas à pandemia, à educação e ao ensino remoto. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio da pesquisa destacou-se como os âmbitos pessoal, político, social e econômico influenciam a escolha de uma profissão pelos professores pesquisados. Os efeitos da pandemia na educação e na vida dos professores foram explorados, sendo possível entender o “lado do professor” durante o ensino remoto, dificuldades e superações durante esse tempo.