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POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O PROUNI

RESUMO

INTRODUÇÃO: O acesso e a permanência na educação superior, desde 1990, vem sendo alvo de preocupações pela importância que possui para os jovens, para uma formação integral e também para o acesso ao emprego, mas é somente em 2005 que se aprova um programa de bolsas para estudantes em Instituições privadas em razão das vagas em IES públicas serem insuficientes. Trata-se da Lei nº 11.096 que institui o Programa Universidade para Todos (Prouni). Considerando a sua importância o programa vem sendo motivo de estudos por parte dos pesquisadores, em especial, da área da educação o que motivou o interesse na presente pesquisa. – OBJETIVOS: Foi definido como objetivo geral, analisar as políticas de acesso e permanência na educação superior contemplando o ProUni, e, como objetivos específicos, caracterizar a juventude brasileira em relação ao acesso à educação; identificar como vem sendo considerado, na legislação, o direito à educação dos jovens; investigar como se apresentam as análises sobre o acesso e a permanência na educação superior na produção científica da área da educação. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, mediante revisão narrativa bibliográfica para conhecer a produção científica, as lacunas existentes e a ênfase dos estudos sobre o Prouni. a partir dos seguintes passos: 1. Definição da questão de pesquisa para a realização da revisão; 2. Estabelecer os critérios de inclusão e exclusão dos artigos: Critérios de inclusão: Idioma Português. Ter como objeto de estudo relacionado ao ProUni. Ser da área de conhecimento de educação. O documento necessita estar disponível em sua íntegra. Conter as palavras educação superior e ProUni. Identificar os seguintes itens: autores, ano da publicação, palavras-chave, objetivo, aspectos metodológicos. Critérios de exclusão: Duplicações. Idiomas diferentes do português. Publicações indisponíveis. Publicações sobre outro objeto de estudo. Não forem possíveis de identificar os seguintes itens: autores, ano da publicação, instituição, tipo, palavras-chave, objetivo, aspectos metodológicos: 3. Estabelecer quais as informações são necessárias; 4. buscar os artigos no Portal da Capes; 5. Analisar os resumos dos artigos selecionados. – RESULTADOS: O levantamento da produção científica junto ao Portal da CAPES possibilitou identificar 29 artigos, após utilização de critérios de inclusão e exclusão, no período de 2016 a 2021. Foi possível constatar que a maioria dos estudos sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), cerca de 41%, estão ligados ao funcionamento do programa. Já os trabalhos que discutem a percepção do benefício pelos estudantes usuários somam cerca de 7%. O restante dos trabalhos se distribui em discussão de políticas educacionais como um todo, abordando o ProUni (24%) e o resultado do programa nos estudantes atendidos (28%). – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se assim que a preocupação maior nas pesquisas realizadas não são os estudantes bolsistas, sobre a percepção que possuem sobre sua trajetória nas instituições de educação superior como bolsistas. Dos trabalhos científicos estudados, o que se observou é que existe uma política pública que, no ideal se apresenta como um grande benefício aos estudantes, contudo, durante o percurso da graduação enfrentam diversos problemas que não são tratados pelo poder público e nem estudados a fundo pela comunidade científica.

PALAVRAS-CHAVE:

educação superior; Prouni; juventude; políticas de acesso.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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