INTRODUÇÃO: A proposta deste trabalho é estudar como a relação estudo-trabalho afeta na evasão escolar, e qual o impacto que as instituições sociais família e escola tem sobre a evasão ou permanência, visto que elas têm uma obrigação legal de colaborar para a permanência escolar. – OBJETIVOS: Compreender, à luz da defesa e promoção dos Direitos Humanos, como os estudantes das escolas públicas do ensino médio são afetados pela junção do estudo ao trabalho. – MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi desenvolvido baseado nas premissas da pesquisa-ação. Formando a parte teórica estão: a pesquisa bibliográfica e fichamento de livros, artigos acadêmicos e dados oficiais atinentes ao problema e objetivos propostos; a pesquisa documental junto às escolas selecionadas para a realização da pesquisa; a participação em curso de formação para o manuseio da técnica de grupo focal; e a pesquisa de observação de campo, que se trata da visita e do acompanhamento, por meio da aplicação de questionários, observação e aplicação do grupo focal. – RESULTADOS: A análise da instituição de ensino resultou em dados qualitativos por meio do questionário sobre as percepções dos estudantes sobre a família, a escola e o estudo, e em estudos qualitativos sobre estudo, trabalho, relação familiar, amigos, violência, dentre outros, por meio do grupo focal. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa demonstrou que para análise da evasão deve-se de alguma forma chegar aos alunos que evadiram, também deve-se desenvolver formas de os estudantes falarem de forma menos direta sobre os assuntos necessários. Entendeu-se também que a família e os amigos são importantes formas de apoio e de permanência escolar, devendo-se então levar em consideração esses vínculos. Estudos nessa temática são necessários para nortear a criação de políticas públicas para conscientização de pais e alunos sobre os ganhos trazidos pelo investimento na educação e na permanência escolar.