INTRODUÇÃO: As metodologias tradicionais de ensino ainda hoje são a grande maioria, tendo em vista que vivemos em uma sociedade que está em uma constante transformação científica e tecnológica, faz-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensinos que sejam mais adequadas e que promovam uma aprendizagem significativa. O presente relatório apresenta um estudo sobre a metodologia da aprendizagem por meio de projetos, onde a partir de uma revisão bibliográfica, foi possível evidenciar o seu potencial de contribuição para o desenvolvimento de habilidades e competências. – OBJETIVOS: O foco da pesquisa foi analisar a contribuição da aprendizagem baseada em projetos como potencial para o desenvolvimento da criticidade, raciocínio lógico, pensamento criativo e autonomia intelectual. – MATERIAIS E MÉTODO: Além de uma revisão bibliográfica de conteúdos referentes ao modelo de aprendizado utilizado pelas escolas e universidades, principalmente a europeia do modelo de Bolonha, a norte americana dos autores Kilpatrick, Bender e Jonh Dewey; e a brasileira dos autores Reis e Lopes; foi proposto uma pesquisa qualitativa, utilizando a hermenêutica crítica, aplicada na teoria, regras e métodos de interpretação. orientando-se sempre pelos contextos culturais, econômicos e políticos. – RESULTADOS: Podemos entender que a aprendizagem baseada em projetos é um método de ensino eficaz, pois busca ensinar conteúdos curriculares utilizando situações reais e significativas para os alunos. Desenvolvendo nos acadêmicos, como resultado de seus estudos e esforços, competências de trabalho em equipe, criticidade, raciocínio lógico, pensamento criativo e autonomia intelectual, promovendo desta maneira uma aprendizagem significativa. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aprendizagem por projetos se mostrou uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem significativa, onde o estudante será preparado o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, para que assim, a partir de competências como pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe, gestão de conflitos, tomadas de decisões, relações entre a teoria e prática, raciocínio lógico, responsabilidade, avaliação de processos e pensamento criativo ele possa realizar a resolução de problemas contemporâneos.