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LEVANTAMENTO SOBRE A FORMAÇÃO EM ERGONOMIA NO BRASIL: UM PANORAMA SOBRE AS COMPETÊNCIAS NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO

RESUMO

INTRODUÇÃO: A ergonomia é uma disciplina que possui uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana (IEA, 2000). De acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia, a ergonomia deve ser considerada como uma disciplina científica que busca o entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, sendo importante para a otimização do bem-estar humano e o desempenho global deste sistema de trabalho (ABERGO, 2022). Entretanto esta disciplina e suas correlatas, como por exemplo saúde e segurança no trabalho nem sempre integram as grades curriculares dos cursos de engenharia no Brasil. – OBJETIVOS: O objetivo desse projeto é realizar um levantamento de como a ergonomia tem sido considerada na formação dos cursos de engenharia no Brasil, por meio da análise das disciplinas correlatas. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto realizou-se uma pesquisa que se caracteriza como de natureza básica e de abordagem quali-quantitativa. Este projeto de pesquisa foi iniciado com a delimitação de um escopo, sendo este, realizado através da plataforma do CNPQ, selecionando as instituições que portassem grupos de pesquisa nas áreas de ergonomia e correlatas. Os dados foram obtidos por meio do acesso às informações constantes nos sites das respectivas instituições, os quais foram tabulados e analisados com o uso do Excel®. – RESULTADOS: Com base no levantamento chegou-se a um total de 48.669 disciplinas de acordo com os cursos de engenharia das instituições de ensibo que fizeram parte do escopo desta pesquisa. Sendo que deste total apenas 282 foram classificadas como disciplinas correlatas a ergonomia e isso representa apenas 0,6% do total de displininas. Dentre os principais resultados se pode citar que o curso de engenharia de produção foi o que apresentou a maior quantidade de disciplinas correlatas, sendo (43). Por outro lado 6 cursos não tiveram sequer uma única disciplina correlata, dentre os quais se pode citar a Engenharia Agrícola, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Gestão de Energia, Engenharia de Plásticos, Engenharia Física e Engenharia Industrial Química. Ainda, merece destaque que a instituição de ensino com maior número de disiciplinas foi a Universidade Federal do Ceará. Os estados com maior quantidade foram São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro, e os estados que não contém nenhuma disciplina foram Acre, Roraima, Amapá, Tocantis, Rondonia, Minas Gerais e Sergipe. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de que existam mais estudos desta natureza a fim de que se possa propor melhorias na forma como este tema é abordado nos cursos de engenharia.

PALAVRAS-CHAVE:

ergonomia; engenharias; instituições de ensino superior; competências.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde A04
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Gesse Ferreira Lima.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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