Logo PUCPR

APLICAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE GOMA DE ALFARROBA EM MICROPROPAGAÇÃO VEGETAL

RESUMO

INTRODUÇÃO: A técnica de cultura de tecidos de planta, ou micropropagação, se baseia no cultivo in vitro de espécies vegetais (explantes de tecidos), em casos em que o plantio tradicional não é eficaz ou suficiente. Para isso, polissacarídeos são utilizados como agentes espessantes, visando aumentar a viscosidade do meio de cultivo sólido ou semissólido; atualmente, o ágar é o mais comum. No entanto, este se trata da parte mais cara do processo, tornando necessário a busca por biopolímeros alternativos mais baratos e igualmente eficientes. Nesse contexto, algumas galactomananas já foram testadas, como a goma guar e o amido de mandioca. – OBJETIVOS: No presente trabalho, buscou-se avaliar a competência da goma de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) como substituto parcial do ágar. Dentre os objetivos do trabalho, cita-se aplicar a mistura de ágar e alfarroba em um cultivo e avaliar a multiplicação de brotos e enraizamentos nele presentes. – MATERIAIS E MÉTODO: Explantes de fisális (Physalis angulata) obtidas a partir de germinação de sementes com 40 dias foram colocados em frascos com meio MS (MURASHIGE; SKOOG, 1962), de acordo com os seguintes tratamentos: M1: ágar (6 g.L-1) sem fitorreguladores, M2: ágar (6 g.L-1) + BAP (1 mg.L-1), M3: ágar (3 g.L-1) + alfarroba (3 g.L-1) sem fitorreguladores, M4: ágar (3 g.L-1) + alfarroba (3 g.L-1) + BAP (1 mg.L-1). Para os testes foram utilizadas 3 unidades experimentais com 6 explantes cada. Além disso, amostras de meios foram submetidas a testes de reologia em viscosímetro Brookfield, modelo RVF, utilizando spindle número 2, a uma velocidade de 10 rpm e difusão de azul de metileno, buscando avaliar a interação da galactomanana de alfarroba com o ágar. – RESULTADOS: Os resultados apontaram que o meio modificado M3: ágar (3 g.L-1) + alfarroba (3 g.L-1) sem fitorreguladores apresentou os melhores resultados em termos de enraizamento em relação aos outros meios testados. Analogamente, o mesmo meio obteve o melhor desempenho em termos de viscosidade e difusão de azul de metileno. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos mostram que a goma de alfarroba pode ser usada em combinação com o ágar em meios de cultura in vitro como agente geleificante sem efeitos negativos no material da planta e com redução de custos.

PALAVRAS-CHAVE:

micropropagação; ceratonia siliqua; reologia; in vitro; galactomananas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde A11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristovão (TECPUC), acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Juliana Lobo Fecci.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email