INTRODUÇÃO: A gestão urbana busca compreender as relações entre setor público e produtivo par a obter informações fundamentais sobre os processos de estruturação e a transformação dos espaços urbanos, tornando esses espaços mais adequados para vida e reprodução de relações sociais e comerciais nas cidades. Entretanto, existem desafios importantes para serem superados, principalmente sobre a compreensão de padrões geoespaciais de distribuições dessas atividades nas cidades. Essa compreensão é fundamental para pautar a atuação da administração pública local na formulação de políticas urbanas de uso do solo e de organização das estruturas comerciais de abastecimento para a cidade. – OBJETIVOS: O objetivo da presente investigação foi avaliar a mobilidade de atividades empresariais varejistas no centro da cidade de Curitiba entre os anos 2010 e 2020. – MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi o tratamento de dados abertos e sua análise por técnicas estatísticas e geoespaciais, com a utilização do software Geoda. – RESULTADOS: Os resultados mostram que (I) o centro continua sendo o local com maior concentração de atividades comerciais, porém com mudanças em relação aos bairros vizinhos; (II) houve diminuição na última década no crescimento de comércios varejistas frente a outros tipos de comércio; (III) e crescimento do comércio de varejo em bairros periféricos, sugerindo a formação de novos núcleos comerciais urbanos. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão é que a avaliação da mobilidade de atividades empresariais varejistas nas cidades pode contribuir para o entendimento das demandas de cada região da cidade em relação aos comércios, auxiliando na atuação dos gestores públicos, planejadores urbanos e de iniciativas comerciais locais para garantir o desenvolvimento econômico e social urbano.