INTRODUÇÃO: A Linha Verde em Curitiba, PR, é um projeto local do município, mas que repercute pela sua região enquanto metrópole, criando dinâmicas que alteram o mercado imobiliário, a densidade demográfica, o fluxo veicular, resultando em uma nova estrutura urbana, entre muitos outros aspectos. Este tipo de dinâmica é observado em todo o mundo, cada qual com suas particularidades. Ao longo dos últimos anos foram desenvolvidos diversos estudos sobre a Linha Verde, seu desenvolvimento evolutivo e sua relação com a cidade de Curitiba, PR e respectiva região de abrangência imediata. No presente relatório se propõe compará-la com casos internacionais através de variáveis de caracterização fundamentais a qualquer projeto de modificação estrutural de uma via urbana. – OBJETIVOS: O objetivo geral que subsidia o presente relatório constitui-se em avaliar experiências internacionais de projetos de intervenções locais com dinâmicas metropolitanas, similares ao Projeto da Linha Verde, Curitiba, PR. – MATERIAIS E MÉTODO: A primeira etapa desta pesquisa consiste em seu embasamento teórico através da revisão de literatura, a qual fundamenta os conceitos além de providenciar um breve contexto histórico da cidade de Curitiba e da implantação da OUC Linha Verde. A segunda etapa se dá pela definição das variáveis de caracterização, as quais são a base de comparação dos casos a serem selecionados em relação as especificidades do projeto da Linha Verde. A etapa seguinte representa a escolha de casos internacionais de relevância que pudessem ser comparados com a OUC Linha Verde, segundo similaridades que podem ser relativas a apenas algumas das especificidades do projeto, e não necessariamente de todas as suas características. Por fim, tem-se a aplicação das variáveis estabelecidas sobre os casos mencionados, criando assim uma comparação normalizada e sistematizada. – RESULTADOS: Ao utilizar as variáveis selecionadas para comparar os projetos escolhidos com a Linha Verde, notaram-se diversas semelhanças conceituais que, apesar de levarem a projetos distintos entre si, têm como objetivos a busca pela sustentabilidade urbana, o maior bem-estar da população e a conexão de diferentes partes dos municípios analisados, os quais as estruturas antigas segregavam de formas diferentes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao desenvolver a pesquisa foi possível adquirir conhecimento dos conceitos básicos relativos ao objeto da investigação, os quais subsidiaram a construção da metodologia e permitiram maior assertividade na seleção de variáveis a serem consideradas na avaliação dos casos similares ao projeto da Linha Verde. Neste escopo, foram selecionados três projetos que o autor julgou serem pertinentes. Apesar de nenhum possuir o porte da Linha Verde em extensão, todos demonstraram algum grau de similaridade dentre as variáveis selecionadas para análise. Os três se valeram do conceito da pluralidade de modais para mudar o caráter das vias que eram orientadas ao quase exclusivo uso do veículo particular, o que vai confrontar o urbanismo sustentável e da construção de uma cidade na escala humana.