INTRODUÇÃO: O presente trabalho pretendeu compreender, nos variados cenários que compõem a cadeia têxtil e de confecções a estratégia e o comportamento organizacional das empresas de indústria têxtil frente a sustentabilidade, destacando-se sobretudo as metas relativas ao ODS 12 – que se verifica como um dos objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU no ano de 2015 como metas para a implementação da Agenda 2030. Analisou ainda de que forma o consumidor pode atuar no combate indireto ao trabalho escravo na indústria têxtil do segmento fast fashion, através do consumo consciente, fomentando assim a produção sustentável com observância ao trabalho decente e ao meio ambiente logicamente equilibrado. Como objetivo geral destaca-se a identificação de ferramentas de controle da cadeia têxtil pelos consumidores. – OBJETIVOS: O presente trabalhou buscou analisar de que forma o consumidor pode atuar no combate indireto ao trabalho escravo na indústria têxtil do segmento fast fashion, através do consumo consciente – que se verifica como um dos objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU no ano de 2015 como metas para a implementação da Agenda 2030. Dentre seus objetivos específicos da pesquisa se destacam a análise do ODS 12 que prevê o consumo e a produção conscientes como pilares do desenvolvimento sustentável; o estudo sobre o trabalho escravo nas indústrias transnacionais do ramo têxtil; e o papel da escolha do consumidor como ferramenta da regulação de mercado para tentar coibir o uso do de marcas autuadas pelo uso de mão de obra escrava em sua cadeia de produção. – MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi hipotético-dedutiva, com instrumental de revisão de literatura e legislação atinente à temática, tendo caráter qualitativo diante da abordagem adotada. Como metodologia houve a pesquisa semanal com a realização de fichamentos de leitura, textos e resumos explicando sobre os temas indicados. Entende-se como principal resultado a importância do papel do consumidor enquanto agente do consumo consciente para que a produção da indústria também seja consciente, com respeito aos trabalhadores. – RESULTADOS: Entende-se como principal resultado a importância do papel do consumidor enquanto agente do consumo consciente para que a produção da indústria também seja consciente, com respeito aos trabalhadores. Visto que a indústria têxtil é considerada a segunda indústria mais poluente do mundo, a indústria têxtil e de vestuário é apontada por problemas relacionados à impactos ambientais e sociais. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Visto que a indústria têxtil é considerada a segunda indústria mais poluente do mundo, a indústria têxtil e de vestuário é apontada por problemas relacionados à impactos ambientais e sociais. O Brasil sendo a maior cadeia têxtil do Ocidente com aproximadamente 27,5 mil empresas formais no ramo, deve tomar por responsabilidade políticas publicas de estruturação e reestruturação para o desenvolvimento sustentável, de todo modo, o Pacto Global se faz presente de forma essencial pois traz como possibilidade a aproximação do setor empresarial e os trabalhadores, em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.