INTRODUÇÃO: O presente trabalho discute a preservação da autonomia da vontade do consumidor brasileiro diante da constante interferência da política de dados de três redes sociais em específico, Youtube, Instagram e Facebook e vincula a contundência da LGPD para regulamentar a atuação destas redes em relação aos dados pessoais e privacidade. – OBJETIVOS: objetivo analisar estes comportamentos mercadológicos e destacar eventuais práticas invasivas, no intuito de contribuir ao debate do mundo jurídico sobre a proteção de dados pessoais, privacidade e de proteger direitos fundamentais. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi aplicado o método dedutivo para a revisão bibliográfica de artigos científicos, texto jornalísticos e literatura especializada, em conjunto com análise da política de dados das redes sociais em destaque. – RESULTADOS: Preliminarmente, a pesquisa consistiu em elaborar o que são “cookies”, política de dados e entender de que forma as redes sociais se relacionam com tais conceitos. Por sua vez, o trabalho articulou tais informações no contexto sociopolítico que condiciona a política de anúncios aplicada nas redes. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: