Logo PUCPR

LUGARES DE ESTAR: EMOÇÕES DE AMBIÊNCIAS URBANAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Com o objetivo de auxiliar na criação de espaços urbanos mais acolhedores, que convidam as pessoas à permanência, é necessário entender as ambiências, analisando o conjunto de suas características materiais e imateriais. – OBJETIVOS: Nesta pesquisa, foram examinados os aspectos imateriais, ou seja, sensoriais e perceptuais da Rua XV de Novembro em Curitiba, no Paraná, com o propósito de evidenciar as análises da relação das pessoas com o espaço e com a memória, além das relações interpessoais e da influência que as ambiências possuem nessas vinculações, para que esse material possa ser utilizado na criação ou transformação de espaços empáticos. – MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, a pesquisa foi realizada em cinco etapas. Na primeira etapa, foi desenvolvido o embasamento teórico, de acordo com livros, trabalhos acadêmicos e artigos científicos acerca do tema “ambiências”. A partir do desenvolvimento teórico, passando para a segunda etapa, foi elaborada uma delimitação inicial das macro-ambiências, dividindo a totalidade do espaço de estudoem 6 trechos dentro da Rua XV de Novembro. Por meio da etnotopografia e da coleta de dados a partir da análise empírica do local de estudo, foi possível indicar os espaços de permanência, que foram sintetizados em esquemas visuais com palavras chaves de rápida associação e fotografias do espaço. Na terceira etapa foram realizadas entrevistas com indivíduos que participaram da Rua XV de alguma maneira entre 1970 a 2022, além da análise e observação ativa de pessoas no local de estudos que não estavam cientes da pesquisa em andamento, fazendo uso do método da deriva. Na quarta etapa, foi produzida uma descrição detalhada das principais ambiências encontradas, sendo elas os dois primeiros trechos da delimitação inicial das macro-ambiências, incluindo um profundamento das características físicas e materiais em paralelo com as emoções e comportamentos provocados. Por fim, a quinta etapa apresenta a capacidade que o espaço tem de formar vínculos com a população por meio da memória, da característica histórica e das emoções, seja por conta da nostalgia afetiva ou da materialidade em si do espaço. – RESULTADOS: Em suma, pode-se concluir que as ambiências possuem propósitos diferentes, que variam de acordo com a composição dos espaços e das emoções presentes, podendo transmitir sensações de relaxamento ou de fervor, afeto ou descaso, dependendo de quem experimenta essas sensações e qual as experiências e costumes essa pessoa possui, ou seja, de qual contexto ela surge. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com esse estudo, é possível analisar outros espaços urbanos consolidados ou não, com o intuito de criar ambiências que convidam as pessoas à permanência e à empatia.

PALAVRAS-CHAVE:

ambiências urbanas; lugares de permanência; empatia urbana; paisagem imaterial; experiência sensorial.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.2) : 25/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B11
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email