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MAPEAMENTO DA LITERATURA: SERVIÇOS E DESEMPENHO DAS EMPRESAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Observando a literatura de Serviços, percebe-se que ela disserta sobre a relação de serviços e desempenho. Entretanto, é essencial para um pesquisador estar consciente sobre o que já foi estudado, como foi e o que ainda falta ser investigado. – OBJETIVOS: O objetivo principal deste estudo foi mapear a literatura que discorre sobre Serviços e Desempenho. Dentro disso, os objetivos específicos foram: identificar a literatura que discorre sobre Serviços e Desempenho, identificar padrões nos trabalhos encontrados por meio de técnicas de análises bibliométricas e aprofundar alguns dos padrões encontrados por meio de uma análise temática. – MATERIAIS E MÉTODO: Uma revisão sistemática de literatura foi realizada, com a intenção de atender o objetivo principal. Para tal, os artigos dentro do tema, publicados entre 2019 e 2022, pertencentes a categoria de negócios e classificados com Q1 em termos de impacto, foram coletados nas bases Web of Science (WoS) e Scopus. Na sequência, o cenário macro das obras foi desenhado, a partir da aplicação de técnicas bibliométricas, com o auxílio do programa VOSviewer. A fim de aprofundar o estudo, uma análise temática também foi efetivada, dessa vez utilizando o software Atlas.ti. – RESULTADOS: Foram encontrados 811 artigos, dentro dos critérios estabelecidos para este projeto. A partir da análise bibliométrica, constatou-se a predominância de metodologia quantitativa, sendo que os autores mais influentes foram Philip Podsakoff e Claes Fornell. Outrossim, percebeu-se a predileção pelos temas de inovação, satisfação dos consumidores e colaboradores, e gestão de dados em prol de desempenho empresarial, enquanto temas relacionados a finanças e turismo estavam ausentes. Ainda com base nessa análise, notou-se que a produção dos países Estados Unidos da América, Inglaterra e China, teve uma influência relevante nessa literatura. Sob outra perspectiva, a análise temática demonstrou a atenção dos pesquisadores dessa área, com o envolvimento dos consumidores durante e após a realização de um serviço, e com a aplicação de novas tecnologias na construção dele. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observando a literatura sobre Serviços e Desempenho nos últimos 3 anos, dentro dos critérios estabelecidos, foi notável a preferência pela metodologia quantitativa e pelos temas de inovação, satisfação dos consumidores e colaboradores, e gestão de informações em favor dos resultados da empresa. De forma similar, dentro da temática de satisfação dos consumidores, existe uma preocupação com o nível desejável de participação deles no uso de novas tecnologias, durante a construção de um serviço.

PALAVRAS-CHAVE:

serviços; desempenho; revisão sistemática de literatura; técnicas bibliométricas; análise temática.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.1.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.1) : 25/10 – 10h30 – 11h00 – Hall – Bloco Verde B08
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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