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CONHECIMENTO ECOLÓGICO NAS REDES: ECOLOGIA ANIMAL EM FOCO

RESUMO

INTRODUÇÃO: A divulgação científica no Brasil antes de 1800 era praticamente inexistente. Atualmente, essa interação é facilitada pelas redes sociais; o uso delas com o embasamento científico de maneira simples e direta contribui para a amenização da desinformação e da aproximação do público com a Ciência. Desta forma, o trabalho buscou esse contato, a partir da criação de uma conta nas redes sociais Instagram e TikTok e na produção de publicações informativas e científicas, abordando, conservação, comportamento animal, biologia vegetal e ecologia. – OBJETIVOS: Criar um perfil de divulgação do conhecimento ecológico nas redes sociais, de modo a atingir diferentes públicos e comunicar de forma engajadora e efetiva, identificando temas relevantes, selecionando-os e as abordagens para a criação dos conteúdos. – MATERIAIS E MÉTODO: O trabalho se iniciou fazendo uma busca em artigos científicos que mencionem as lacunas de aprendizado ecológico na sociedade de forma geral para que assim fossem escolhidas as formas, as abordagens de divulgação das informações, o nome do perfil e a plataforma a ser utilizada. Todo o conteúdo obtido das revisões, foi essencial para a criação das postagens e das pautas. As métricas das redes sociais do perfil criado foram utilizadas tanto ao longo dos meses, de modo a analisar e redirecionar postagens, mas também foram ao fim do processo, de modo a medir a eficiência e engajamento do material criado e divulgado. – RESULTADOS: A partir da revisão bibliográfica, foram encontrados 30 artigos com informações relevantes para criação dos perfis nas redes sociais. Assim, a partir da análise dos artigos foi realizada a criação do perfil no Instagram, que em menos de dois meses teve seu nome, logotipo e design definidos. Ao todo foram realizadas 31 postagens no feed e o perfil conta com aproximadamente 1.800 seguidores, sendo o número total de impressões de 10.306 e a quantidade de visitas ao perfil chegam a 2.416 contas. Em relação a rede social TikTok, ela foi uma extensão do Instagram, contendo os mesmos temas que este, tendo a quantidade de publicações reduzidas, nela foram publicados sete vídeos, tendo 410 curtidas no total, 36 seguidores e 5723 visualizações. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Buscar novos métodos de engajar para o conhecimento científico é de extrema importância, pois como as redes sociais apresentam ferramentas flexíveis e de rápida disseminação é preciso estar constantemente atrás de imagens e conteúdos atrativos para continuar se adaptando. A entrega dessas redes ao público é favorecida com o crescimento da conta, sendo ela, o resultado de diversas interações. É necessário que cada vez mais se faça a inserção de pesquisadores e comunicadores para a divulgação de conhecimento científico, de modo que essas se sobressaiam sobre o senso comum e sobre as informações enganosas, tão prejudiciais em nossa sociedade.

PALAVRAS-CHAVE:

divulgação científica; mídias sociais; educação ecológica; comunicação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O6.7) PIBITI – MEDVET, BIO, ZOOT : 26/10 – 14h00 – 16h00 – Sala Jacarandá 02
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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